domingo, 20 de maio de 2012

Parada Gay de Maringá reúne 5.000 pessoas


Mais de 5.000 pessoas participaram da primeira Parada Gay de Maringá (PR), neste domingo. A estimativa é do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que organizou o evento. O objetivo foi chamar a atenção da população contra a homofobia e pedir o fim do preconceito contra as minorias.

A Parada Gay teve início às 14h, com a concentração do público na praça da prefeitura, a poucos metros da Catedral de Maringá. Curiosos acompanharam a movimentação das janelas de prédios vizinhos e de padarias e cafés da vizinhança.

Alguns empunhando bandeiras com as cores do arco-íris (símbolo do movimento gay), outros fantasiados, os participantes seguiram um trio elétrico pelas ruas da cidade até o Estádio Regional Willie Davids. Na passeata, de cerca de 1,5 km, encontravam-se alguns poucos evangélicos que, na manhã anterior, haviam participado da Marcha para Jesus.

"Temos de ajudar a desconstruir essa ideia de que religião e fé são antagônicas à orientação sexual da pessoa", disse a professora universitária Maria Newmum, que é da Igreja Metodista. 

"O ideal é que todos que foram à Marcha para Jesus estivessem aqui também, pregando o respeito e o amor ao próximo. Jesus sempre defendeu as minorias", disse.

A caminho do estádio, o trio elétrico chamou a atenção de quem passava na rua, e alguns se uniram à passeata. A Polícia Militar estimou que mais de mil pessoas participaram da passeata. O número, porém, aumentou no decorrer da tarde com a chegada de caravanas atrasadas, entre elas a de Curitiba.

De acordo com um dos organizadores da Parada Gay, o editor do site Maringay Luiz Modesto, 46 caravanas do Paraná, de Santa Catarina e de São Paulo participaram da Parada Gay de Maringá. O Estado de São Paulo esteve representado por membros da comunidade gay de Campinas, Sorocaba, Araçatuba, Araraquara, Ourinhos e Presidente Prudente.

Assim como na Marcha para Jesus, não foram registrados tumultos na Parada Gay. A segunda edição da Parada Gay de Maringá está agendada para 19 de maio do ano que vem.

FOLHA