quinta-feira, 3 de maio de 2012

Radioterapia provoca fratura em fêmur de Chávez, diz jornalista venezuelano


A radioterapia à qual o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem se submetido teria provocado uma fratura no fêmur e o deixado com a mobilidade reduzida, afirmou o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, em sua coluna "Runrunes".

Chávez retornou a Cuba na segunda-feira para o último ciclo de radioterapia, mas, de acordo com Bocaranda, não receberá o tratamento devido às complicações que foram registradas. "Os médicos concordaram que a radioterapia não poderá continuar sendo aplicada na pélvis, pois as anteriores fraturaram o fêmur, e ali é onde se originam as dores", sustentou o jornalista.

Segundo ele, o mandatário tem dificuldades para se movimentar por conta própria e, por isso, "deve ser acompanhado para subir ou descer escadas". "A foto com Raúl Castro foi cuidadosamente preparada para que por minutos não tivesse nem a bengala nem a cadeira de rodas. Todos em seu entorno estão conscientes de que virão momentos muito difíceis", disse Bocaranda.

Ainda de acordo com o colunista do jornal "El Universal, o presidente passará por "tratamento psicológico" em Cuba, diante da suposta gravidade de seu câncer. "A partir desta semana, começará a receber sessões de terapia para enfrentar qualquer fatalidade, caso o milagre que pediu em público na segunda-feira não ocorra".

Segundo ele, "mais do que a doença, que se espalha, o que mais o afeta é se afundar em uma depressão acompanhada das dores provocadas pelas lesões orgânicas e especialmente nos ossos do quadril".

Chávez combate o câncer desde junho de 2011 e, além das sessões de radioterapia às quais têm se submetido atualmente, já recebeu quatro sessões de quimioterapia. O mandatário assegurou não ter metástase e mantém sua candidatura presidencial para as eleições deste ano, quando enfrentará Henrique Capriles, candidato único da oposição.

ANSA/FOLHA