sexta-feira, 22 de junho de 2012

Arrastão estraga festa de aniversário em São Paulo


Poucas horas antes do governador Geraldo Alckmin (PSDB) se reunir com a cúpula da Segurança Pública paulista para anunciar medidas contra arrastões na cidade de São Paulo, mais dois estabelecimentos foram atacados.

Os dois arrastões foram no horário do jogo entre Corinthians e Santos, com menos de uma hora de intervalo.

O primeiro restaurante atacado por ladrões anteontem foi o Gattai Sushi, na Avenida Iraí, em Moema (zona sul de São Paulo), durante uma festa de aniversário que ocorria no local. A região é considerada uma das mais policiadas da cidade.

Minutos depois, foi a vez dos ladrões invadirem o Esquina do Açaí, na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, no Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo).

Com os dois casos de anteontem, já são 27 crimes dessa modalidade neste ano na capital paulista.

AMEAÇAS DE MORTE

O ataque ao Gattai Sushi ocorreu bem na hora em que era comemorado o aniversário de 18 anos de uma jovem.

Cinco ladrões, todos armados, apavoraram psicologicamente funcionários e 11 pessoas que jantavam - quatro delas participavam da festa.

As vítimas foram obrigadas a ficar agachadas ao lado das mesas onde estavam. Para entrar no restaurante, os cinco criminosos também renderam os manobristas do local.

Ninguém foi agredido fisicamente, mas os ladrões diziam o tempo todo que, caso as vítimas não entregassem seus pertences, eles atirariam. Também mandavam que elas não olhassem seus rostos.

O dinheiro do caixa do Gattai foi levado, assim como joias, relógios, celulares, bolsas, computadores, dinheiro, documentos e cartões de crédito dos clientes. Os criminosos chegaram a roubar até a chave do carro de uma administradora - mas não levaram o veículo.

Após o arrastão contra o Esquina do Açaí, um garçom e um cliente foram à polícia. Segundo as vítimas, três bandidos participaram do crime.

Do cliente, foram levados a mochila e o celular. Segundo o garçom, o trio ainda levou cerca de R$ 600 do caixa.

Na madrugada de terça-feira, o bar The Joy, que fica em frente à Universidade Mackenzie e perto de duas bases da Polícia Militar na Vila Buarque, na região central de São Paulo, também havia sido alvo de arrastão.

Em praticamente todos os arrastões em São Paulo neste ano, segundo as vítimas e a polícia, os ladrões eram jovens. Dos 30 presos recentemente por esse crime em São Paulo, 14 eram adolescentes.

AÇÕES DE GUERRILHA

"É quase um tipo de guerrilha urbana pela mobilidade que eles têm e pelo fator surpresa", afirmou ontem o Secretário da Segurança, Antonio Ferreira Pinto, em evento em que o governador Geraldo Alckmin anunciou medidas contra os arrastões.

O governador não comentou os dois últimos casos. Disse que a polícia trabalha na identificação das quadrilhas e 30 pessoas já foram presas - 14 casos esclarecidos.

"Isso é uma guerra em que temos de vencer batalhas todos os dias. A polícia está trabalhando", disse Alckmin.

FOLHA