segunda-feira, 18 de junho de 2012

Festival de Cannes tem 34 mil peças publicitárias inscritas


Começou ontem no sul da França o Cannes Lions, principal premiação da publicidade internacional.

Mais de 34 mil trabalhos de 87 países disputam prêmios em 18 categorias, que vão de propagandas impressas, em filme e no rádio a campanhas integradas e campanhas "cyber" e "mobile".

As agências de publicidade brasileira inscreveram mais de 3.000 peças, fazendo com que o país seja o segundo em número de inscrições, atrás apenas dos EUA.

O festival vai até sábado, com a participação de cerca de 11 mil delegados de 90 países. Ao longo da semana, vão sendo anunciados os finalistas e os trabalhos premiados em cada categoria.

Duas categorias já tiveram os finalistas anunciados e terão a premiação hoje: a Direct Lions, de marketing direto (folhetos e materiais enviados diretamente ao consumidor) e a Promo & Activation Lions (eventos e promoções).

Na primeira, o Brasil tem 15 finalistas, enquanto na segunda são 24 trabalhos brasileiros na final.

A categoria PR Lions, para campanhas de relações públicas, terá os finalistas e os prêmios anunciados hoje.

O Brasil também está representado nos júris que escolhem os finalistas e premiados das categorias: são 14 publicitários e profissionais de marketing brasileiros atuando como jurados.

NOVOS PRÊMIOS

Duas categorias estão fazendo a estreia no festival deste ano: Mobile Lions, para campanhas em celulares e outros dispositivos eletrônicos móveis, e Branded Content & Entertainment Lions, para publicidade veiculada dentro de outros conteúdos, como filmes e videogames, o famoso "merchandising".

Mas a categoria mais disputada é a Press Lions, para peças publicitárias impressas, com mais de 6.000 trabalhos inscritos.

O festival vai homenagear com um prêmio especial Dan Wieden, cofundador da agência Wieden+Kennedy, de Portland, nos EUA. Wieden receberá o Leão de St. Mark pelas suas contribuições ao setor de publicidade.

FOLHA