sábado, 9 de junho de 2012

Inflação na China cai para 3% em maio


O governo chinês divulgou neste sábado (noite de sexta-feira em Brasília) que a inflação no país reduziu para 3% em maio, uma queda de quatro décimos percentuais em relação a abril.

O principal responsável pela redução foi a desaceleração dos percentuais no preço dos alimentos, que caíram de 7% em abril para 6,4% em maio. A queda pode facilitar a concessão de estímulos estatais para evitar a desaceleração econômica.

Na quinta (7), o Banco Central da China cortou em 0,25 ponto porcentual a taxa básica de juros do mercado, numa decisão-surpresa para estimular o brando crescimento econômico do país. Foi a primeira redução da taxa desde o período mais duro da crise financeira de 2008/09.

A nova taxa, de 6,31%, entra em vigor a partir de 8 de junho, informou o Banco do Povo da China em um breve comunicado em seu website. As taxas para depósitos também foram reduzidas na mesma proporção para 3,25%.

A última alteração na taxa de empréstimos havia ocorrido em julho de 2011, quando a taxa básica de referência para um ano fora elevada em 0,25 ponto porcentual, para 6,56%.

No entanto, a China está agora a caminho de concluir, neste segundo trimestre do ano, o seu trimestre mais fraco de crescimento em três anos.

ASSOCIATED PRESS/FOLHA