quarta-feira, 20 de junho de 2012

Obama abre 13 pontos de vantagem para Romney, mostra pesquisa


Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela emissora de televisão americana Bloomberg dá uma vantagem de 13 pontos ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o pré-candidato republicano, Mitt Romney, para a eleição presidencial de novembro.

Entre os 1.002 potenciais eleitores sondados entre 15 a 18 de junho (com margem de erro de 3,1 pontos), 53% disseram que pretendem apoiar reeleição de Obama, enquanto 40% preferem dar seu voto a Romney.

A previsão contraria levantamentos anteriores, que registraram empate técnico ou vantagens inferiores a dez pontos.

O tema da economia tem sido um dos pontos-chave da campanha, em um país cuja taxa de desemprego continua alta. Dentre os entrevistados, 49% afirmam concordar com a estratégia de Obama para melhorar a economia americana, enquanto 33% optam pela visão do ex-governador de Massachussets.

Os partidários de Obama descrevem Romney como um multimilionário que desconhece as realidades do país, enquanto os simpatizantes do candidato republicano criticam os resultados do atual presidente.

REJEIÇÃO

A pesquisa da Bloomberg também revela que apenas 39% das pessoas entrevistadas têm uma opinião favorável sobre Romney, contra 48% que dizem ter uma opinião desfavorável.

Além disso, 55% pensam que o candidato republicano está mais desconectado da realidade do que seu rival democrata, contra 36% que pensam o contrário.

Apesar de ser mais favorável ao atual presidente, a pesquisa também aponta que a população continua preocupada com a situação econômica do país: 62% acreditam que o país está no caminho certo, enquanto 45% pensam que seus filhos terão um nível de vida inferior ao deles.

FRANCE PRESS/FOLHA