quinta-feira, 26 de julho de 2012

Noite de violência com seis mortos e dois feridos na zona norte da capital paulista


SÃO PAULO - A zona norte da capital paulista teve uma noite violenta, com oito pessoas baleadas. Destas, seis morreram, nas regiões vizinhas do Jaçanã e Tremembé.
No primeiro incidente violento, motoqueiros armados abriram fogo, na noite desta quarta-feira, 25, contra várias pessoas que participavam ou apenas acompanhavam uma partida de baralho na entrada de um lava-rápido na região do Jaçanã, zona norte da capital paulista. Três das vítimas morreram, entre elas um adolescente de 17 anos. A primeira informação que a polícia havia informado era de que uma das vítimas era um garoto de 12 anos.
Por volta das 21h30, os atiradores pararam em frente ao lava-rápido do Cesinha, na esquina da Rua Morro do Livramento com a Rua Adutora Cabuçu, na Vila Nova Galvão, bairro localizado próximo do limite entre a capital e Guarulhos, e começaram a atirar. As vítimas foram levadas para o pronto-socorro do Jaçanã, onde três delas não resistiram aos ferimentos.
Os mortos são o dono do estabelecimento, César da Conceição, de 44 anos, um dos funcionários dele, Isaque Pereira Lima, de 20 anos, e o adolescente Leonardo Ferreira de Oliveira, de 17. Um cliente do estabelecimento e uma quinta vítima, que seria um vendedor de batatas, permaneciam internados. A morte de um deles chegou a ser informada pela PM, mas parentes da vítima não confirmaram. No local do crime foram encontradas cápsulas de pistola calibre ponto 40, o mesmo tipo de pistola utilizada pela Polícia Militar.
Os dados preliminares da ocorrência foram encaminhados para o 73º Distrito Policial, do Jaçanã, mas tudo será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Essa é a sétima chacina registrada neste ano na Região Metropolitana de São Paulo, elevando para 22 o número de mortos. Foram três casos na capital e quatro nas demais cidades.
Mais violência - Após a chacina crime, outras mortes foram registradas na zona norte nesta madrugada. Dois homens foram baleados e mortos na Rua das Flores, na região do Tremembé, por volta da 1h. Segundo a Polícia Militar, eles foram socorridos pelo SAMU para um hospital da região, onde morreram. Outro homem foi morto com ao menos seis tiros na Rua Águas de Chapecó, na região do Jaçanã, por volta da 1h30; nenhum suspeito foi preso. A Polícia Militar, até o momento, não faz relação entre os três casos e, em nota, informou que as mortes serão investigadas pela Polícia Civil, com acompanhamento da Corregedoria da PM.
Emboscada. Não se sabe ainda o que motivou o crime desta quarta-feira, 25, porém, ele pode ter relação com o ocorrido dois dias antes na mesma região. Na última segunda-feira, 23, às 21 horas, o soldado Anderson Andrade de Sales, de 28 anos, lotado nas Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA), foi ferido com três tiros de fuzil calibre 5.53 numa suposta emboscada feita por criminosos na Rua Flor de Ouro, localizada numa das extremidades da rua do lavarrápido.
O policial, ferido numa das pernas, num dos braços e na clavícula, estava em um Ford EcoSport preto e voltava para casa quando foi fechado por quatro veículos. Anderson foi encaminhado para o Hospital da Polícia Militar e internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
ESTADÃO