segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dois americanos levam o Nobel de Economia


COPENHAGUE - Os norte-americanos Alvin Roth e Lloyd Shapley foram agraciados com o Nobel de Economia deste ano por suas pesquisas sobre como relacionar os agentes de determinados mercados, como por exemplo pacientes com doadores de rins e empregadores com aqueles que procuram trabalho.
Roth, da Universidade de Harvard, e Shapley, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), venceram por suas teorias sobre "alocações estáveis e modelo de mercados", afirmou a Real Academia de Ciências Sueca.
"O Prêmio deste ano diz respeito a um problema central da economia: como juntar diferentes agentes da melhor forma possível", disse em comunicado a Academia. "Por exemplo, estudantes têm que ser combinados com escolas. Como fazer isso da forma mais eficiente possível? Quais métodos são benéficos para quais grupos? O prêmio vai para dois economistas que responderam essas questões".
O Prêmio de Economia não é tecnicamente um Nobel, pois não foi estabelecido no testamento de Alfred Nobel, milionário que inventou a dinamite e doou sua fortuna para criar a premiação. A categoria de economia foi instituída em 1968 pelo Banco Central da Suécia.
O prêmio de Economia encerra esta edição dos prêmios Nobel, que teve início na segunda-feira passada com a premiação do britânico John B. Gurdon e do japonês Shinya Yamanaka com o de Medicina, e continuou na terça-feira com o Nobel de Física para o francês Serge Haroche e o americano David J. Wineland.
Na quarta-feira foi anunciado o de Química aos americanos Robert J. Lefkowitz e Brian K. Kobilka, na quinta-feira o de Literatura ao chinês Mo Yan, e na sexta-feira se revelou que a ganhadora do Nobel da Paz foi a União Europeia.
EFE/DOW JONES/ASSOCIATED PRESS/FOLHA DE S. PAULO