quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mozilla reverte atualização do Firefox após descobrir falha de segurança

A Mozilla, que desenvolve o Firefox, tirou do ar a atualização do navegador para sua 16ª versão após descobrir uma falha que permitia a ação de sites mal-intencionados. A organização diz que "apenas um pequeno número de usuários foi afetado".

A fundação solicitou aos usuários que haviam atualizado seu navegador para a última versão - que ficou disponível temporariamente - para que fizessem o "downgrade" (reversão) para o Firefox 15.

A vulnerabilidade consiste em permitir que páginas maliciosas espionassem os usuários, monitorando quais páginas eram visitadas - informação que pode ser usada para publicidade indesejada e golpes bancários, por exemplo.

"Neste momento não há qualquer indício de que a falha esteja sendo explorada", disse Michael Coates, diretor de segurança da Mozilla, em comunicado à imprensa.

Para voltar à versão 15, basta baixá-la e reinstalar o programa. O download pode ser feito por meio do endereço br.mozdev.org.

A organização disse que os usuários do Firefox 15 terão seus navegadores automaticamente atualizados assim que a falha de segurança for corrigida.

Nos últimos meses, o Firefox cedeu ao Google Chrome o posto de segundo browser mais utilizado no mundo - atrás do líder Microsoft Internet Explorer -, segundo a BBC.

FOLHA DE S. PAULO