quinta-feira, 28 de novembro de 2013

‘Black Fraude’ do Brasil é assunto até na ‘Forbes’; ‘Estadão’ virou ‘cão de guarda’

As acusações de fraudes praticadas na versão brasileira da Black Friday, que começa oficialmente nesta sexta, são destaque no site da revista americana Forbes.
De acordo com a publicação, enquanto, nos Estados Unidos, o evento é uma oportunidade para os varejistas incrementarem as vendas de Natal, aqui é uma chance de enganar as pessoas.
“A situação é bem diferente nos Estados Unidos, é claro, onde os consumidores estão mais do que conscientes de seus direitos – e podem e até mesmo tendem a abusar deles. O Brasil não tem uma sociedade contestadora. Se você é atropelado, você sorri e aguenta”, ficou dito na matéria.
A publicação, compartilhada no Facebook mais de 5,5 mil vezes até as 19h03, cita a cobertura em tempo real feita pelo O Estado de S. Paulo.
“O diário brasileiro O Estado de S. Paulo tem feito cobertura minuto a minuto da Black Friday, servindo como um cão de guarda contra os bad boys do varejo brasileiro”, diz a matéria.
Como lembra a reportagem, o desafio do comércio brasileiro neste ano é apagar a imagem negativa que ficou no ano passado. A tarefa, no entanto, não parece ser tão simples.
Alguns internautas vêm relatando nesta tarde casos de empresas que, às vésperas da Black Friday, já aumentam seus preços para depois anunciar promoções. Seria a repetição do “tudo pela metade do dobro” de 2012.
“Algumas lojas simplesmente aumentaram seus preços semanas antes da Black Friday para reduzi-los no dia do evento, a fim de dar aos consumidores uma sensação de que os preços caíram vertiginosamente”, destaca a Forbes, lembrando evento anterior.
Além do Estadão, o veículo também cita o site Reclame Aqui e o Procon como parceiros dos consumidores na hora de fugir dos trambiques da ‘Black Fraude’.
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ESTADÃO