sexta-feira, 10 de abril de 2015

PMDB ASSUME GOVERNO SEM GOLPE OU IMPEACHMENT

Milton Temer


A entrega da coordenação política do governo ao vice Michel Temer Lully é a concretização do fim de um ciclo e do início de outro. Sai o neoPT e a banca do cassino passa para as mãos do PMDB. Sem golpe e sem impeachment. Apenas com a rendição final do governo Dilma diante de fatos incontestáveis e simbólicos em sua sequência.

Já não bastava a indicação de Joaquim Levy para a condução da proposta macroeconômica. A revelação de Eduardo Cunha como principal líder da oposição, após a forma humilhante como impôs derrota acachapante ao Planalto na disputa da presidência da Câmara, dava a largada no processo.

Veio a seguir a insubordinação do até então incondicional aliado, Renan Calheiros, ao se sentir “traído” em não ser protegido das investigações da Operação Lava Jato. Insubordinação que culminou com a intempestiva adesão à tese de “autonomia” do Banco Central, em artigo de domingo na Folha de S.Paulo. Autonomia do BC que deixou evidente defender em relação ao governo, mas com escandalosos piscar de olhos para os maganos da banca privada – a nova aliança em que se encosta após o longo período de influência empreiteira através do controle da presidência da Transpetro. São eles, como é sabido, os beneficiários de tal astúcia.

A SAGRAÇÃO DO VICE

É nesse contexto; é nessa lógica de previsíveis movimentos, que deve ser entendida a sagração de Michel Temer Lully. Não apenas para articular aprovação de ajustes fiscais correspondentes ao suicídio político do neoPT. Mas para muito mais; para conduzir o restante do mandato Dilma. Com a reforma política retrógrada que já encontra amplo respaldo na “base aliada”, assim como votação de retrocessos inconstitucionais já aceleradamente encaminhados por Eduardo Cunha, tal como a redução da maioridade penal.

A esquerda na sua integridade conhece agora o preço do transformismo radical que Lula impôs à saudosa legenda do PT. O transformismo por meio de um pacto conservador de grande intensidade, escorado na compensação do assistencialismo de um medíocre reformismo fraco, que desqualificou a grande política.

A tragédia de há muito anunciada começa a chegar ao fim. O fim do sonho da esperança sobre o medo, para a restauração do neoliberalismo deslavado com o qual a cúpula neoPTista apenas finge não gostar de conviver.

Que a esquerda combativa, que não se rendeu nem se vendeu, encontre a força daqueles que sempre se habituaram a ralar no áspero, e se unifique para a recuperação de novos caminhos.

Luta que segue!! (a despeito das traições e covardias)

(artigo enviado pelo comentarista Mário Assis)

Tribuna da Internet