segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Comentaristas se tornam a maior atração da Tribuna da Internet

Carlos Newton

Em apenas uma semana, foram transcritas por outros sites de importância duas matérias da Tribuna da Internet  – um extenso comentário do psiquiatra e humanista Ednei Freitas sobre a psicose de Lula, republicado por Augusto Nunes na “Veja”, e um artigo meu sobre a usurpação da TV Paulista por Roberto Marinho, postado no “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim.

Não há nenhuma novidade nisso. Muitos artigos da TI têm sido transcritos em blogs e sites de todo tipo, inclusive na grande mídia, especialmente os textos do jurista Jorge Béja, por sua relevância e profundidade jurídica. Isso é normal na imprensa. O inaceitável é usar nossos textos sem reconhecer a autoria, como já aconteceu com o próprio Béja, que teve uma tese sua republicada na Veja e atribuída a outro “autor”, que aproveitara até o mesmo título do artigo de Béja. Isso acontece, a Veja se desculpou, através do grande jornalista Ricardo Setti, e a vida prosseguiu.

WERNECK, TAMBÉM

Outro articulista muito reproduzido na internet é o doublê de jornalista e advogado José Carlos Werneck, que já teve vários textos transcritos na Veja por Augusto Nunes e Ricardo Setti.

Essas transcrições indicam que nosso blog é cada vez mais lido pelos jornalistas, uma grande satisfação para nós, é claro. O mais importante, porém, ao contrário do que acontece com a quase totalidade dos sites e blogs, é que no caso da TI os comentários também são lidos, como se fossem artigos complementares, exatamente o caso do texto do Dr. Ednei Freitas, um cientista de renome internacional.

COMENTÁRIOS LONGOS

No decorrer desses anos, recebemos aqui muitas críticas por permitir a postagem de comentários longos, mas entendemos que estamos no caminho certo, porque muitos desses textos têm enorme importância e merecem ser republicados como artigos, o que temos feito habitualmente.

Desde a criação do blog, esta tem sido nossa estratégia principal, e o resultado aí está. Hoje, podemos dizer que é um orgulho ter articulistas e comentaristas de altíssimo nível, que nos motivam a seguir em frente, sempre juntos.

Tribuna da Internet