sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Senador discorda do apoio a Dilma e abandona o PMDB

Mariana Haubert

Folha


O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) anunciou nesta sexta-feira (15) sua desfiliação do PMDB por discordar do apoio da legenda ao governo da presidente Dilma Rousseff. O senador afirmou, em nota, que apelou reiteradas vezes para que o partido deixasse a aliança liderada pelo PT antes de tomar sua decisão.

“Tenho defendido que o partido abandone o quanto antes essa aliança política responsável pela atual derrocada política, moral e econômica do Brasil, com graves consequências sociais. Ingenuamente, cheguei a acreditar que esse afastamento se daria, mas o que temos visto é a insistência na manutenção da aliança espúria, sem perspectivas de novos rumos”, afirmou.

O capixaba não anunciou ainda para qual partido deverá migrar. Na nota, ele afirmou ainda que é preciso buscar uma “união de forças para derrotar de vez esse projeto de poder que tanto mal faz ao nosso país e às futuras gerações”. Ferraço já comunicou a sua decisão ao líder do partido no Senado, Eunício OIiveira (CE) e ao ao presidente regional do PMDB no Espírito Santo, deputado federal Lelo Coimbra.

INDEPENDENTE

Tido como um senador independente em relação às orientações do governo no Congresso, Ferraço chegou a fazer campanha para a eleição de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência em 2014. Em diversas votações no Senado ele discordou frontalmente das decisões do governo e agiu com a oposição.

Em junho do ano passado, Ferraço integrou a comitiva de senadores que viajou à Venezuela para reforçar uma campanha pela libertação de políticos opositores ao governo de Nicolás Maduro, que estavam presos no país.

O senador ressaltou, em nota, que sua desfiliação foi decidida apesar de ter uma boa convivência com o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung e com outras lideranças peemedebistas locais e de outros Estados.

BONS AMIGOS

“Deixo bons amigos e companheiros no PMDB capixaba, com os quais tenho grande apreço e pretendo continuar tendo as mesmas respeitosas relações. A postura digna da legenda no estado se compara a das representações no Rio Grande do Sul, de Pedro Simon, em Pernambuco, de Jarbas Vasconcelos, e em Santa Catarina, do saudoso Luiz Henrique da Silveira, entre outras. A independência e a coragem foram e são as suas marcas”, disse.

Simon e Vasconcelos também são tidos como peemedebistas independentes.

Ao final da nota, Ferraço insta Hartung a seguir o mesmo caminho. “Ao expor essa minha convicção, desejo sinceramente que o governador Hartung possa refletir sobre ela e tomar igual decisão de deixar o PMDB”, diz.

Ferraço foi eleito senador em 2011. Ele já foi filiado também ao PSDB, PTB e PPS.

###


NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Apoiar o atual governo é ato de insanidade. Não existe governo, é tudo ficção. Ferraço diz que o PT se apropriou do Estado e esta situação é inaceitável. Tem toda razão. (C.N.)


Tribuna da Internet