segunda-feira, 11 de abril de 2016

Segredo da educação é o professor ensinar o aluno a aprender

Wilson Baptista Jr.


O mundo está mudando cada vez mais depressa do que os modelos educacionais. Eu trabalhei muito tempo com uma equipe desenvolvendo modelos de simulação e usando-os para aplicar técnicas de aprendizado experiencial em altos e médios executivos e em universidades, dentro da premissa de o aluno desenvolver conhecimento ao invés de recebê-lo do instrutor. O enfoque era essencialmente este, de dar aos alunos a capacidade de visão global de uma empresa e de um mercado, para desenvolver a capacidade de resolver problemas através da criatividade e da competência em termos de liderança e trabalho em conjunto.
Só que isso que nós aplicávamos aos executivos e mestrandos pode ser – e até precisa ser – ensinado às crianças desde cedo, ainda mais agora que elas tem à disposição o enorme universo de dados e o incomensurável poder de informação da era digital.

ESPÍRITO CRÍTICO


Uma coisa fundamental para que elas possam aproveitar essa riqueza de conhecimento é o espírito crítico, tanto mais necessário quanto maior a quantidade de fontes. Mas a parte essencial que falta na sociedade de hoje é a questão ética, a qual tem que começar em casa pelo exemplo. A criança internaliza o comportamento que observa nos pais, e por isso tenho preocupação quando vejo sua deterioração, porque não adianta muito tentar ensiná-la na escola se a criança, assim como o professor, não vive a realidade ética em casa e no seu meio ambiente.
No meu tempo de estudante, tive grandes professores, que mereciam este título, mas eles nunca nos ensinavam apenas matérias, tinham preocupação em nos ensinar a aprender. É este método de ensino, muito mais do que os currículos modernos, que tem de ser implementado no Brasil.

Tribuna da Internet