sábado, 22 de outubro de 2016

Tribuna da Internet ficou fora do ar e novamente o arquivo foi abduzido

Carlos Newton


Mil desculpas, amigas e amigos da Tribuna da Internet. Ficamos fora do ar novamente, como era comum até alguns meses atrás. Em uma dessas ações anteriores dos piratas da obscuridade , os excelentes técnicos do servidor UOL constataram que o blog havia sido tirado da plataforma e me atribuíram essa iniciativa, porque eu seria a única pessoa que tem a senha. Quando lhes respondi que nem sabia entrar na janela que eles indicaram e jamais a havia acessado, os próprios técnicos então concluíram que tinha havido uma invasão externa, sanaram o problema e seguimos em frente.

Depois, houve outro ataque também grave, saímos do ar e todo o nosso arquivo foi apagado. O blog teve de ser refeito, recomeçamos novamente do zero, até hoje o comentarista José Guilherme Schossland reclama que seus textos foram “abduzidos”.

TUDO DE NOVO – Nesta sexta-feira, primeiro houve interrupção dos comentários. De repente, percebi que há várias horas estava bloqueado o ingresso de novos comentários. Mas a edição do blog ainda parecia normal e segui adiante, sem saber o que fazer para reabrir a entrada dos comentários, que são a alma do blog. Sem eles, logo nos transformaremos num “deserto de homens e ideias”, como dizia o grande homem público Oswaldo Aranha, cujo filho Luiz Norris nos honra com sua participação no blog.

Com ajuda do jornalista Antonio Caetano, um dos maiores cronistas que conheço e que foi o primeiro editor desse blog e domina as coisas da informática, enfim conseguimos voltar ao ar, mas o arquivo dos articulistas foi “abduzido”, como diz o Schossland. Não restou nada. Vamos ver se conseguimos recuperá-lo.

O arquivo dos comentários, que depois da primeira “abdução” já estão em 197.164. está preservado e ainda não sei se o ingresso de comentários está reaberto.

Agora, o mais importante é retomar as matérias. Depois voltamos a informar o que está havendo.

Tribuna da Internet