A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou nesta segunda-feira uma série de medidas para evitar problemas nos aeroportos no fim de ano. A agência afirma que vai reforçar o atendimento aos passageiros nos terminais e, para a chamada operação Fim de Ano, vai proibir as férias de seus gerentes entre os dias 15 e 31 de dezembro.
As medidas foram discutidas com a seis maiores companhias aéreas brasileiras --TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip--, a Infraero (estatal que administra os principais aeroportos do país), a Polícia Federal, a Receita Federal e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), da Aeronáutica.
Entre as providências previstas pela operação estão a disponibilização de aeronaves reserva, o aumento das equipes da Infraero, a ocupação de todas as posições de check-in das companhias nos horários de pico, o incentivo ao check-in pela Internet ou totens nos aeroportos, a proibição de 'overbooking' (quando empresas aéreas vendem mais bilhetes do que o disponível no voo com base na média de desistência dos voos anteriores), o endosso de passagens entre as empresas e o aumento da fiscalização da Anac, em especial sobre os direitos dos passageiros.
Folha Online