A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira que vai investir 51,6 bilhões de euros (US$ 72,1 bilhões) nos próximos cinco anos, com mais da metade do valor sendo destinada para a Alemanha.
A companhia vai aplicar 41,3 bilhões de euros do total em imóveis, fábricas e equipamentos e 10,3 bilhões em desenvolvimento.
"A Volkswagen vai ajudar a modelar as principais mudanças tecnológicas da indústria automobilística, e para fazer isso, vamos continuar os investimentos em carros de menor impacto ambiental, mais eficientes e em novos modelos", afirmou o presidente do conselho da Grupo Volkswagen, Bernd Osterloh, em comunicado.
Durante 2011 e 2015, a companhia vai dedicar a investimentos uma média de 6% de sua receita com vendas.
Além do investimento planejado, a Volkswagen informou que suas joint-ventures na China vão investir mais 10,6 bilhões de euros, financiados por seu próprio fluxo de caixa.
BRASIL
No Brasil, a Volkswagen já havia anunciado cifra recorde de investimentos para o período de 2010 a 2014. O plano da unidade brasileira é injetar R$ 6,2 bilhões na operação do país, com uma combinação entre recursos próprios e aportes da matriz. A meta da unidade brasileira é alcançar um milhão de automóveis em venda em 2014. DA REUTERS, EM FRANKFURT
Folha Online