quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Barco com imigrantes em busca de asilo naufraga em ilha australiana

Um barco de madeira com dezenas de imigrantes em busca de asilo naufragou nesta quarta-feira após se chocar com rochas próximo à ilha Christmas, na Austrália.
O barco levava cerca de 70 pessoas, pelo menos 27 morreram e 42 sobreviveram. Acredita-se que a maioria dos passageiros era de origem iraniana e iraquiana.
Imagens do local mostraram a embarcação em pedaços. Testemunhas disseram que não tinham como ajudar, porque o mar estava agitado demais para permitir uma aproximação ao barco.
Segundo as primeiras informações, no momento do acidente o barco estaria tentando chegar à ilha Christmas, onde a Austrália tem um centro de detenção de imigrantes.
Gritos
O Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras da Austrália informou que 27 corpos foram retirados da água, 41 sobreviventes foram resgatados e uma pessoa conseguiu chegar sozinha à praia.
Moradores da ilha Christmas disseram ter sido alertados sobre o desastre após ouvirem gritos vindos do mar.
Alguns deles jogaram cordas e coletes salva-vidas para as pessoas no mar.
“Jogamos cordas pelos penhascos, e devemos ter jogado uns 200 coletes salva-vidas”, disse um morador citado pelo site do jornal West Australian.
“Umas 15 ou 20 pessoas conseguiram vestir os coletes, mas há corpos por toda a água”, disse ele. “Há bebês mortos, mulheres mortas e crianças mortas. As ondas estão incrivelmente altas”.
A mídia australiana disse que os moradores alertaram a polícia para o acidente às 5h45 (18h45 de terça-feira em Brasília).
A guarda costeira australiana lançou dois botes infláveis ao mar para tentar resgatar os sobreviventes. BBC Brasil