As campanhas eleitorais de 2010 no Brasil gastaram, ao todo, R$ 3,23 bilhões, de acordo com as prestações de contas entregues pelos próprios partidos à Justiça Eleitoral. Os gastos no primeiro turno ficaram em R$ 2,78 bilhões. No segundo, as despesas foram de R$ 444 milhões. Na média por candidato, as campanhas mais caras foram as presidenciais. Os nove concorrentes à vaga de Luiz Inácio Lula da Silva gastaram, ao todo, 289,2 milhões – em média, R$ 32,13 milhões por candidato. As campanhas de Dilma Rousseff (PT) – eleita presidente – e José Serra (PSDB) consumiram R$ 264,75 milhões: 91,54% do total de todos candidatos à Presidência.
Em relação à campanha presidencial de 2006, petista e tucano superaram, em muito, os gastos de quatro anos atrás. Dilma gastou em torno de R$ 150 milhões, contra R$ 90 milhões de Lula (PT). Já Serra teve cerca de R$ 120 milhões em despesas. Na campanha anterior, Geraldo Alckmin (PSDB) gastou cerca de R$ 80 milhões. JB Online