terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Irã convida Hungria, país que preside a UE, para que visite seu programa nuclear

O Irã fez um convite aos húngaros, que ocupam neste semestre a Presidência rotativa da União Europeia (UE), para que visitem as instalações de seu polêmico programa nuclear, confirmaram nesta terça-feira fontes do Ministério de Exteriores da Hungria.

Além desse país, o representante permanente do Irã diante da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena "se dirigiu a várias representações, assim como à delegação da UE e a da Hungria", e os convidou a visitar as instalações nucleares.

O Ministério de Exteriores húngaro assinalou que entrou em contato com os outros países-membros da UE, assim como com a Alta Representante, Catherine Ashton, para falar sobre o convite.

"O governo da Hungria reconhece o direito do Irã sobre o uso pacífico da energia nuclear", mas pede que a República Islâmica cumpra com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU que exigem que detenha os trabalhos de enriquecimento de urânio.

O governo iraniano indicou nesta terça-feira por meio de seu porta-voz de Assuntos Exteriores, Ramin Mehmanparast, que havia convidado a vários representantes diplomáticos estrangeiros a visitar suas instalações nucleares. Folha Online