O FBI informou que Jared Loughner, de 22 anos, foi formalmente acusado pelo ataque contra a deputada democrata Gabrielle Giffords em Tucson, no Estado do Arizona, que deixou seis mortos, entre eles uma criança de nove anos e um juiz federal, e 14 feridos.
Testemunhas disseram que Loughner disparou com uma arma semi-automática contra pessoas que participavam de um evento político liderado pela democrata, diante de um supermercado na cidade no sábado.
Giffords, que tem 40 anos, foi atingida na cabeça com um tiro à queima-roupa e levada para o Centro Médico Universitário de Tucson, a cerca de 15 quilômetros do local do ataque, onde está sendo tratada.
Um dos médicos responsáveis pela deputada americana afirmou no domingo que ela continua em estado crítico, mas está respondendo bem ao tratamento e que já consegue obedecer a comandos simples.
O cirurgião Peter Rhee disse que sua equipe estava “cautelosamente otimista” em relação ao estado de saúde de Giffords, mas não deu detalhes de como sua recuperação se daria e nem de possíveis sequelas. Segundo ele, a democrata se saiu bem em testes simples, como fechar a mão ou erguer um dos dedos.
O médico afirmou ainda que outro motivo para se acreditar na recuperação é o fato de a bala ter atingido apenas um dos lados do cérebro da deputada. BBC Brasil