segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Na Argentina, Dilma faz estreia no exterior e mostra ‘peso’ da região

Em visita à Argentina nesta segunda-feira, a presidente Dilma Rousseff inaugura sua agenda de viagens internacionais pelo principal parceiro do país na região – uma escolha que, segundo o Itamaraty, servirá para reforçar o “peso” da América do Sul na diplomacia do novo governo.
Segundo diplomatas ouvidos pela BBC Brasil, o objetivo é mostrar que o desenvolvimento da região ainda é “prioridade” para a política externa brasileira, apesar do processo de diversificação das relações internacionais intensificada nos oito anos de governo Lula.
“O discurso de que o Brasil não é uma ilha e que não pode crescer sozinho será mantido nos próximos anos”, disse um representante do Itamaraty, referindo-se a uma frequente mensagem do ex-presidente Lula em suas viagens pela América do Sul.
A visita também é simbólica do ponto de vista bilateral, já que Brasil e Argentina, além de fortes parceiros comerciais, costumam atuar de forma conjunta nos principais assuntos políticos da região.
Apesar de ser uma visita de curta duração, Dilma fez questão incluir em sua agenda um encontro com as Mães da Praça de Maio, grupo de busca por desaparecidos durante o regime militar na Argentina.
Além de prestigiar um dos mais tradicionais grupos civis do país vizinho, o encontro também será uma oportunidade para que a presidente brasileira possa reforçar seu “compromisso” pelos direitos humanos, mensagem que tem sido repetida nesse início de governo em função do desgaste gerado com a aproximação entre Brasil e Irã. BBC Brasil