O Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) decidiu nesta terça-feira manter a taxa básica de juros dos Estados Unidos entre zero e 0,25% ao ano --a mais baixa da história. A instituição anunciou ainda que mantém a política de compra de títulos do Tesouro.
Segundo o Fomc (Comitê de Política Monetária, na sigla em inglês), a recuperação econômica continuou em janeiro mas em "terreno mais sólido, assim como as condições gerais do mercado de trabalho está apresentando melhora gradual", informa o banco. mas em ritmo insuficiente para gerar melhora significativa nas condições do mercado de trabalho", afirma comunicado.
A instituição destaca ainda que os gastos dos consumidores e os investimentos de empresas de equipamento e software devem continuar a se expandir. No entanto, o Fed afirma que o investimento em imóveis não residenciais ainda é fraco, o que mantém a pressão sobre o importante setor de habitação no país -- e estopim do subprime e da crise.
Na análise da autoridade monetária os preços das commodities aumentaram significativamente desde o verão (junho, julho e agosto no hemisfério norte) e as preocupações sobre o abastecimento mundial de petróleo têm contribuído para uma alta dos preços do combustível nos últimos anos. No entanto, as expectativas de inflação a mais longo prazo mantiveram-se estáveis.
Outro ponto negativo apontado no relatório do comitê é o alto número de pessoas desempregadas no país -- 9% da população, ou 13,9 milhões de desocupados. Em dezembro o número era de 14,5 milhões.
Além disso, o Comitê afirma que deve manter a taxa de juros, chamada de fed funds, nos mesmo níveis excepcionalmente baixos. Folha Online