De férias no Havaí (EUA), a atriz e apresentadora Daniele Suzuki, 33 --que está grávida de seis meses-- disse em sua página no Twitter que enfrenta momentos de tensão diante do alerta de tsunami emitido há cerca de duas horas na ilha de Maui. Acompanhada do namorado Fábio Novaes, ela afirmou que há "desespero" na região e pessoas tentam reservar água e alimentos às pressas.
"Toca um alarme muito louco aqui na rua. Surreal...estamos tentando manter a calma. As pessoas estão lotando os supermercados e postos de gasolina em busca de comida e água. A polícia está por toda parte com sirenes e dando avisos para evacuar a área", diz a apresentadora.
Suzuki também afirmou que os moradores procuram lanternas e abrigos em locais seguros. "Estamos ao lado de amigos brasileiros e na casa de uma amável havaiano num lugar um pouco mais longe da praia --numa ladeira", disse.
O Estado americano usou sirenes para ordenar que a população seja retirada da faixa costeira das ilhas após o forte terremoto de magnitude 8,9, seguido de um tsunami, que atingiu nesta sexta-feira o Japão, gerando um alerta de tsunami na maioria dos países banhados pelo oceano Pacífico.
As sirenes começaram a soar às 9h59 locais e continuarão soando a cada hora. Estima-se que as primeiras ondas cheguem ao Havaí por volta das 14h55 locais.
"Temos umas quatro horas para esvaziar a linha costeira", disse John Cummings, funcionário do Departamento de Gestão de Emergências de Honolulu. "Parece que isto será muito sério".
O Havaí está localizado a cerca de 6.400 quilômetros do epicentro do terremoto registrado nesta sexta.
As autoridades usavam ônibus para tirar os moradores das áreas de risco e já começaram a instalar centros para colher os que deixaram suas casas.
O Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico, baseado em Ewa Beach, no oeste de Honolulu, emitiu um alerta que abrange todos os países com costa no Pacífico, incluindo Austrália e países da América Central e América do Sul. Folha Online