sábado, 30 de abril de 2011

China liberta ativista de direitos humanos

Autoridades chinesas libertaram o advogado pró-direitos humanos Teng Biao anteontem, dois dias depois de autoridades americanas pedirem a Pequim a soltura de ativistas.


Teng -- que havia sido detido durante a onda de repressão para suprimir possíveis protestos inspirados pela primavera árabe-- passou 70 dias preso.

A mulher do ativista confirmou por telefone à AFP que seu marido voltou para casa nesta sexta-feira. Questionada sobre as condições de prisão do marido, ela disse que ele "não se sente confortável" para relatar.

Segundo Renee Xia, do Centro de Informação para os Direitos Humanos e a Democracia de Hong Kong, não é possível contatar Teng. "É impossível falar, isso pode significar que está sendo muito pressionado", disse ela à France Presse.

A libertação de Teng ocorre um dia depois do diálogo entre Pequim e Washington sobre direitos humanos, depois que o secretário-adjunto de Estado norte-americano, Michael Posner, lamentou o "grave retrocesso" da China.

Dezenas de juristas, escritores, jornalistas, artistas e blogueiros sofreram, nas últimas semanas, detenções arbitrárias e prisões domiciliares, em uma tentativa de Pequim de reprimir qualquer tentativa de revolta inspirada pelas manifestações populares no mundo árabe. FOLHA