domingo, 10 de abril de 2011

Executiva do BC dos EUA diz que é cedo para reverterem medidas

A situação econômica dos Estados Unidos ainda não é forte o suficiente para que o Fed (Federal Reserve) reverta a sua política monetária, disse uma funcionária de alto escalão do banco central norte-americano no sábado.

Janet Yellen, vice-presidente do Fed, disse na universidade de Yale, em New Haven, que o banco central estava ciente dos desafios que vai encontrar tão logo ele adote uma estratégia de saída para as medidas extremas adotadas durante a recessão dos Estados Unidos e a crise financeira.

"As condições econômicas não pedem ainda ao Fed uma saída de suas políticas não convencionais", disse Yellen durante um painel.

Seus comentários se focaram sobre como o Fed lidou com o desafio de reavivar a economia depois que a instituição derrubou as taxas de juros em dezembro de 2008.

Ela disse que ao cortar os juros na raiz e se comprometer a comprar mais de US$ 2 trilhões em bônus do governo e dívidas hipotecárias, o Fed tomou uma atitude correta, especialmente ao afastar uma espiral deflacionária.

Apesar disso, muitos funcionários do Fed temem que a inflação comece a acelerar nos Estados Unidos devido ao aumento do preço das commodities, que são repassadas internamente para o preço dos alimentos e da energia. REUTERS Folha Online