A Fifa e a Uefa decidiram de maneira conjunta suspender e privar de todos seus direitos a Associação de Futebol da Bósnia-Herzegovina (FFBH), por não adequar seus estatutos conforme os requisitos que nessa matéria estabelecem os citados organismos que regem o futebol mundial e europeu.
A decisão é de efeito imediato e firme até novo aviso. Nem as equipes representativas nem as equipes de clubes da FFBH terão direito desde este 1º de abril a participar de competições internacionais, até que se resolva o problema mencionado.
Além disso, representantes e oficiais do futebol bósnio não poderão participar de partidas ou eventos internacionais.
A seleção da Bósnia-Herzegovina disputa a fase de classificação para a Eurocopa 2014, no Grupo D. Atualmente ocupa o quarto lugar, com sete pontos após quatro jogos.
Sua próxima partida desta fase de classificação deveria acontecer no dia 3 de junho na Romênia. Quatro dias depois receberia em casa a Albânia.
França, Belarus, Albânia, Romênia e Luxemburgo são as seleções no Grupo D e, conforme ao calendário, Bósnia-Herzegovina fecharia a fase de grupos com um último jogo na França, em 11 de outubro de 2011.
A suspensão "foi necessária", opina a Uefa em comunicado, já que de acordo com este organismo a FFBH "não adotou os estatutos de conformidade com os requisitos da Fifa e da Uefa".
Tanto o Comitê Executivo da Fifa (28 de outubro de 2010) como o da Uefa (4 de outubro de 2010) tinham solicitado à FFBH que "adotasse os estatutos segundo os requisitos mínimos" estabelecidos por Fifa e Uefa, no máximo até 31 de março de 2011.
A assembleia geral da FFBH, realizada em 29 de março em Sarajevo, não conseguiu quórum necessário para adotar os estatutos. Apenas 22 dos 54 delegados presentes votaram a favor de emendar tais estatutos, informa a Uefa.
A Fifa e a Uefa "lamentam profundamente" ter tido que adotar esta decisão e se reunirão em breve para debater os passos a serem seguidos "a fim de que a FFBH possa se reincorporar à família do futebol o mais em breve possível". EFE Folha Online