domingo, 10 de abril de 2011

Insurgentes e soldado morrem em combates no noroeste do Paquistão

Pelo menos sete insurgentes e um soldado paquistanês morreram em combates registrados em vários pontos do noroeste do Paquistão, onde o movimento talibã e grupos jihadistas associados têm uma grande presença, informou neste domingo a imprensa paquistanesa.

As forças de segurança mataram sete insurgentes no vale de Swat (norte), segundo os canais de televisão "Geo" e "Dawn", que não identificaram a suas fontes.

Na primavera de 2009, o Exército lançou uma violenta ofensiva neste vale, praticamente controlado pelos talibãs, algo que causou um fluxo em massa de deslocados.

O comando militar considera que a fase militar já terminou em Swat há tempo e que agora é o momento de ceder o controle às autoridades civis, mas ainda são registrados combates com grupos insurgentes.

O soldado morreu em um confronto com fundamentalistas armados na região tribal de Mohmand, fronteiriça com o Afeganistão, palco de violentos combates durante a última semana que deixaram dezenas de mortos.

A Casa Branca levantou uma polêmica no Paquistão ao advertir na terça-feira passada o Congresso dos EUA em um relatório sobre a suposta ineficácia do plano do Paquistão contra os talibãs. EFE Folha Online