O ator espanhol Antonio Banderas, de passagem pelo Rio de Janeiro, leiloou nesta terça-feira seis fotografias de sua coleção pessoal "Secreto sobre negro" para arrecadar fundos à ONG RioInclui, que apoia deficientes físicos.
"Estou há anos tirando fotos, mas sem publicá-las. Me ofereceram a oportunidade de iniciar este projeto beneficente", disse Banderas, na cerimônia realizada nesta noite no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro, que contou com a presença de 200 convidados e do prefeito Eduardo Paes.
As seis instantâneas vendidas nesta causa solidária pertencem à exposição de 23 imagens do ator. A coleção presta homenagem à arte da tauromaquia de uma perspectiva feminina, com predominância de seminus que aludem à festa dos touros e nos quais não faltam referências à cultura espanhola.
Nesta ocasião, a arrecadação obtida será destinada à ONG RioInclui, presidida pela esposa do prefeito, Cristina Paes, dedicada a apoiar deficientes físicos e projetos voltados ao desenvolvimento de ações de conscientização social.
Desde 2010, Banderas visitou vários países, nos quais também leiloou seis fotografias de sua exposição com o objetivo de arrecadar fundos para ONGs locais.
A exposição "Secreto sobre negro" poderá ser vista no centro Caixa Cultural do Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 26 de junho.
O ator, que chegou ao Rio procedente do Festival de Cannes (França), aproveitou a viagem para apresentar sua linha de perfumes e cozinhar uma paella ao vivo no programa "Mais Você", da apresentadora Ana Maria Braga, da Rede Globo.
No programa, Banderas se mostrou fascinado ao contemplar o Cristo Redentor de um helicóptero. "Embora já tivesse visto o Cristo em fotos e no cinema, não é o mesmo que vê-lo ao vivo", assinalou.
Em sua passagem pelo Rio, o ator realizou seu desejo de conhecer o cantor Milton Nascimento, com quem almoçou nesta terça-feira no bairro de Copacabana. Na saída desse encontro, Banderas foi assediado pelas fãs, que o abraçaram e tiraram fotos com o ator espanhol.
FOLHA