terça-feira, 31 de maio de 2011

Citroën anuncia recall do modelo C4 VTR no Brasil

A Peugeot Citroën do Brasil anunciou nesta terça-feira o recall de 222 unidades do modelo C4 VTR, fabricadas entre 2005 e 2007, devido a um problema no chicote da tampa traseira.

Os veículos envolvidos na convocação, produzidos na França, têm chassis no intervalo entre 5Y503006 a 7Y501503. O agendamento em uma das unidades da rede de concessionárias autorizadas da marca tem o objetivo de checar se há necessidade de substituição do item.

Ao todo, 4.193 unidades do C4 VTR foram vendidas no país entre os anos de 2006 e 2009, de acordo com a assessoria de imprensa.

O procedimento, alerta a montadora em comunicado, envolve segurança, pois uma não conformidade no conduíte do chicote da tampa traseira pode não garantir a durabilidade ideal do item.

Após várias manipulações da tampa, uma degradação dos fios elétricos poderá aparecer e provocar um não funcionamento dos equipamentos elétricos da tampa traseira. Em casos extremos, poderá ocorrer curto-circuito e derretimento do chicote, com risco de incêndio.

Mais informações pelo telefone 0800-011-8088 ou pelo site (www.citroen.com.br).

RENAVAM

Desde 17 de março, é obrigatória a inclusão no Renavam de informações sobre o comparecimento dos veículos a um recall. O objetivo da medida é elevar a quantidade de proprietários que atendem ao chamado, fazendo o reparo identificado pela montadora.

Cerca de 40% dos veículos não comparecem ao recall, segundo estimativa do DPDC. Se houver falhas na comunicação entre a montadora e o Denatran sobre a notificação de comparecimento ao recall, o proprietário do carro pode levar ao Detran o documento recebido na concessionária, após o reparo, e pedir a retificação no sistema.

Após um ano, a pendência vai constar também no documento do carro, mas uma segunda via pode ser exigida com o mesmo procedimento.

No ano passado, o número de veículos convocados ultrapassou a marca de 1 milhão, distribuído em 51 campanhas.

FOLHA