terça-feira, 31 de maio de 2011

Hackers invadem sistema de fabricante americana de caças

A empresa norte-americana de segurança, Lockheed Martin, informou nesta segunda-feira ter sido alvo de um ataque virtual na semana passada.

Segundo comunicado, a companhia, que é a maior provedora de serviços de tecnologia da informação do governo norte-americano, percebeu o ataque ao seus sistemas no sábado e agiu imediatamente para deter a ação.

A empresa garante que não houve danos. "Nenhum dado de clientes, programas ou funcionários ficou comprometido", afirma o texto.

"Nossa política, procedimento e vigilância mitigam ameaças virtuais ao negócio; continuamos confiantes na integridade do nosso robusto sistema de segurança", diz o comunicado. Apesar disso, a empresa ainda não conseguiu acessar o seu sistema.

A primeira resposta da Lockheed incluiu o desligamento "pró-ativo" da rede privada virtual (VPN, na sigla em inglês) da empresa, afirmou. Uma VPN é uma forma segura de conexão com uma rede privada por meio da internet ou de qualquer rede pública para o transporte de dados privados criptografados.

Segundo informações da rede BBC, a companhia, que fabrica os modelos F-16, F-22 e F-35, aumentou segurança depois da revelação de que hackers haviam invadido um de seus programas de combate, há quatro anos.

Ainda de acordo com a rede britânica, o ataque gerou um alerta geral em empresas de segurança em todo o mundo.

FOLHA