A Nissan convoca a partir desta sexta-feira os proprietários de 208 picapes Frontier Limited Edition fabricadas entre 2005 e 2008 na Espanha e vendidas no Brasil para comparecer a uma concessionária da marca.
O objetivo do recall é trocar as cinco rodas de liga leve, já que pode haver trinca na roda, resultando na quebra, se o veículo for "utilizado em condições de carga total", de acordo com o comunicado da empresa divulgado hoje.
Os carros envolvidos têm chassis de VSKCVND4060069190 a VSKCVND4070144648.
A troca deve ser agendada em uma das concessionárias da Nissan. Mais informações pelo telefone 0800-011-1090 ou no site da montadora, que avisa no comunicado que vai entrar em contato com todos os proprietários dos veículos envolvidos.
Desde 17 de março, é obrigatória a inclusão no Renavam de informações sobre o comparecimento dos veículos a um recall. O objetivo da medida é elevar a quantidade de proprietários que atendem ao chamado, fazendo o reparo identificado pela montadora.
Cerca de 40% dos veículos não comparecem ao recall, segundo estimativa do DPDC. Se houver falhas na comunicação entre a montadora e o Denatran sobre a notificação de comparecimento ao recall, o proprietário do carro pode levar ao Detran o documento recebido na concessionária, após o reparo, e pedir a retificação no sistema.
Após um ano, a pendência vai constar também no documento do carro, mas uma segunda via pode ser exigida com o mesmo procedimento.
No ano passado, o número de veículos convocados ultrapassou a marca de 1 milhão, distribuído em 51 campanhas. FOLHA