domingo, 1 de maio de 2011

Ronaldo é atração de crianças de comunidade com UPP, no Rio de Janeiro

O ex-jogador Ronaldo foi a atração de crianças e adolescentes durante um torneio de futebol promovido na manhã deste sábado pelo Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) nos morros da Mineira e São Carlos, na região central do Rio.


O 2º Torneio da Pacificação, que contou com o apoio da associação de moradores do morro da Mineira, teve o objetivo de promover a integração entre as comunidades e promover o esporte nestes locais.

A presença do ídolo animou o evento e serviu de inspiração para a garotada. "Eu falei para ele que o meu sonho é ser jogador de futebol. Ele pediu para eu estudar e falar com a minha mãe para ela me colocar numa escolinha, porque eu posso ser bom como ele", disse Michel Nunes, 12, morador da Mineira que conseguiu chegar perto e falar com o craque.

Cercado de crianças, o jogador queria dar um chute para iniciar uma das partidas do campeonato, mas não conseguiu. Atencioso e sempre sorrindo, deu vários autógrafos e tirou fotos com crianças e adultos.

O jogador disse que ficou feliz em ver a paz na comunidade. "Eu aceitei o convite porque tinha curiosidade de conhecer essas comunidades que estão pacificadas. Estou aqui para prestigiar, porque esse projeto está funcionando muito bem, é fantástico e estamos aqui para apoiar. Muito legal ver essas crianças felizes, brincando, em uma comunidade que agora está tranquila, sem violência, sem tráfico de drogas".

As comunidades da Mineira e São Carlos receberam a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) em fevereiro deste ano. Elas fazem parte do chamado Complexo de São Carlos. Ao todo, foram ocupados os morros São Carlos, Zinco, Querosene, Mineira, Coroa, Fallet, Fogueteiro, Escondidinho e Prazeres. Cerca de 26 mil pessoas moram no conjunto de favelas. FOLHA