terça-feira, 17 de maio de 2011

Vale faz primeiro embarque do níquel da mina de Onça Puma

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O primeiro embarque da mina de Onça Puma, estréia da Vale na produção de níquel no Brasil, foi realizado no último dia 11 pelo porto do Itaqui, em São Luis, no Maranhão, informou a companhia nesta segunda-feira.
Ao todo foram 1.078 toneladas de ferro-níquel, com 385 toneladas de níquel contido, que foram transportadas em 52 contêineres pela Estrada de Ferro Carajás (EFC) até o porto, para depois serem exportados para Ásia e Europa.
A operação comercial de Onça Puma, projeto adquirido pela Vale em 2005, começou este mês e tem capacidade de produção anual de 220 mil toneladas de ferro-níquel contendo 53 mil toneladas de níquel, produto usado principalmente na fabricação de aço inoxidável, que tem maior valor agregado.
Apenas 5 por cento da produção atenderá a demanda doméstica e o restante será exportado para China, Japão, Alemanha, Finlândia, Itália e Estados Unidos, entre outros, informou a Vale. O investimento total estimado em Onça Puma foi de aproximadamente 2,84 bilhões de dólares. REUTERS BRASIL