quinta-feira, 30 de junho de 2011

Deficientes visuais fazem exposição de fotografias em Joinville

A escolha de um ângulo, a posição correta da câmera fotográfica e um instante registrado. Passos que parecem tão simples para um fotógrafo com perfeita visão podem ser um desafio aos que não contam com ela. 

Contudo, a fotografia, apesar de ser um elemento extremamente visual, pode sim derivar de outros sentidos. Foi com eles e com o auxílio dos olhos emprestados do fotógrafo Luiz Hille que quatro deficientes visuais da Ajidevi foram a campo.O resultado está na exposição "Explorando Sentidos", aberta ao público até 28 de julho na Câmara de Vereadores de Joinville. O fotógrafo profissional foi quem deu o passo inicial, propondo a Ajidevi o curso de fotografia voltada aos cegos. A primeira experiência com a turma foi incentivada por um curso que Hille fez em Blumenau sobre o descondicionamento do olhar. Um dos exercícios era vivenciar as condições de um cego. — Foi aí que me toquei e comecei a pesquisar os trabalhos na área feitos no Brasil — conta o fotógrafo que decidiu dedicar um dia por semana para prestar o serviço voluntário. As aulas abordam aspectos teóricos e práticos da fotografia. O atendimento, segundo Hille, é individual e cuidadoso. — Para fotografar, eles precisam largar as bengalas e usar as mãos para tatear o que que querem fotografar — explica Hille. No caso de paisagens, é preciso ter alguém com visão ao lado descrevendo todo o cenário. — Vejo um corte na fotografia que eles fazem que me impressiona — comenta Hille. Os alunos Amauri de França, Lurdes Ribeiro da Silva, Marisa da Silva e Terezinha Bittencourt utilizaram duas máquinas emprestadas enquanto o projeto espera pela doação de equipamentos próprios. A experiência fotográfica não se encerra no clique. O contato com os resultados é o momento mais surpreendente do trabalho com os cegos. Segundo Hille, é preciso que alguém da família ou até o orientador descreva minuciosamente as imagens capturadas na foto.— Eles fazem a própria construção da imagem dentro da cabeça. Alguns chegam até a chorar com a descrição — relata o fotógrafo. Todos os alunos ganham um certificado em braile, que será entregue nesta quinta-feira durante as comemorações dos 30 anos de Ajidevi. As aulas acontecem uma vez por semana, sempre nas quartas-feiras, nas dependências da associação. A próxima turma abrirá em agosto e já tem fila de espera. O QUÊ: exposição "Explorando os Sentidos".



QUANDO: até 28 de julho. ONDE: hall de entrada da Câmara de Vereadores de Joinville, av. Hermann August Lepper, 1.100, Saguaçu, Joinville. QUANTO: gratuito.

DIÁRIO CATARINENSE