quinta-feira, 30 de junho de 2011

Filme raro de Chaplin não atrai compradores em leilão

O curta "Charlie Chaplin in 'Zepped'", que seria um filme de propaganda política feito no Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial, atraiu apenas um interessado no leilão em que estava previsto para render mais de 100 mil libras (US$ 165 mil). As informações são da BBC.

"Obviamente, estamos decepcionados que o filme não foi vendido, mas é um item incomum em leilões, é muito imprevisível", disse uma representante da casa de leilões Bonham's à BBC. A mulher disse ainda que a casa ainda não sabe se vai tentar vender o filme novamente.

O filme foi encontrado dentro de uma velha lata amassada de rolo de fita que o colecionador Morace Park comprou por 3,20 libras no site de leilões online eBay. Possivelmente, esta é a única cópia restante no mundo.

De acordo com a casa de leilões, o filme de sete minutos mostra Chaplin enfrentando o dirigível alemão Zeppelin e inclui algumas das primeiras sequências de animação da história do cinema.

"Num primeiro momento, eu não tinha ideia do que tinha em mãos", disse Park. "Fui falar com especialistas em cinema na Europa e nos Estados Unidos, e um comentário foi comum a todos: nenhum deles tinha visto esse tipo de filme antes".

Park encontrou casualmente um anúncio de uma exibição comercial do filme na publicação Manchester Film Renter e descobriu que o trabalho provavelmente foi enviado ao Egito com o intuito de elevar a moral das tropas britânicas estacionadas no país.

"O fato de este filme frágil e inflamável, de nitrato, ter sobrevivido desde 1916, ser estrelado pelo maior ícone de cinema da época e nunca antes ter sido visto pelo grande público é incrível", disse uma especialista a Bonham's, Stephanie Connell.

Embora Chaplin não tenha participado da produção de "Zepped", ele satirizou o líder nazista Adolf Hitler em um filme de 1940 que ficou famoso, "O Grande Ditador".

REUTERS/FOLHA