sexta-feira, 3 de junho de 2011

Incêndio em arsenal militar russo mata ao menos dois e fere 18

Um incêndio atingiu nesta sexta-feira um arsenal militar na república de Udmúrtia, no centro da Rússia, causando uma série de explosões que matou ao menos dois e forçou a retirada de cerca de 30 mil moradores da região.

Segundo o ministro da Saúde de Udmúrtia, Vladimir Muzlov, as vítimas são um homem de 75 anos que morreu de ataque cardíaco e uma mulher de 70 anos que morreu por infarto agudo de miocárdio, ambos provocados pelo medo.

As autoridades locais informaram também que 18 pessoas foram hospitalizadas, entre elas 11 por estresse e sete por ferimentos leves.

O acidente provocou também o fechamento da rodovia federal que liga Izhevsk à capital russa, Moscou.

O incêndio ainda não foi contido, mas a a intensidade do fogo diminuiu, segundo o departamento local do Ministério da Rússia para Situações de Emergência.

O coronel Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa, disse que os fragmentos dos projéteis que explodem por causa de fogo não caem fora de perímetro do território do arsenal e, portanto, não impõe risco aos moradores. 

Por precaução, contudo, as autoridades retiraram cerca de 30 mil moradores vizinhos ao arsenal.

Especialistas do Ministério da Defesa estimam que as explosões no arsenal vão continuar por mais dois dias.

A polícia investiga a causa do incêndio e, segundo a agência de notícias Interfax, estudam a possibilidade de que tenha sido provocado por uma ponta de cigarro.

Este é o segundo incêndio em um arsenal militar russo nos últimos oito dias. Em 26 de maio, um acidente similar, que também forçou a retirada de milhares de pessoas, aconteceu em Bashkiria, outra república na região central da Rússia.

FOLHA