sexta-feira, 3 de junho de 2011

Wal-Mart garante a investidores estar no caminho para crescer

O Wal-Mart está tentando assegurar a funcionários e investidores nesta sexta-feira que a companhia pode alcançar consumidores via internet e smartphones, além de ter lojas de menor e maior portes, para crescer.

Aumentar vendas em diversos locais, incluindo mercados internacionais como a África, é importante para a maior varejista do mundo, que sofreu dois anos seguidos de quedas em vendas nos Estados Unidos.

O presidente-executivo do Wal-Mart para os EUA, Bill Simon, comentou a jornalistas sobre sua "impaciência com o ritmo de mudança" nas lojas, que perderam consumidores para redes de descontos.

"Apesar de ainda termos um longo caminho a percorrer, estamos na trilha certa", disse Simon, na reunião com cerca de 14 mil funcionários e que foi apresentada este ano pelo astro de Hollywood Will Smith.

As ações da empresa também têm apresentado relativa fraqueza. Os papéis do Wal-Mart acumulam alta de 6,3% desde a reunião anual de 2010, bem abaixo da valorização de 23,3% do índice S&P no período.

"Reconhecemos que ainda temos trabalho a fazer e crescimento de vendas permanece como a maior prioridade para mim e todo o time do Wal-Mart nos EUA", disse o presidente-executivo do grupo, Mike Duke, na ocasião da divulgação dos resultados do primeiro trimestre.

A principal dúvida é se as estratégias para o mercado norte-americano, que incluem retomar mais publicidade e abrir lojas de menor porte, irão funcionar.

Mas o formato de lojas Walmart Express, que vem recebendo bastante atenção, não deve ser o principal motor de crescimento da empresa.

Isso porque os hipermercados ainda são cruciais. Mais de 100 lojas de grande porte devem ser inauguradas este ano, enquanto apenas entre 15 e 20 no formato Walmart Express estão previstas nos EUA.

A primeira unidade do tipo será aberta neste final de semana no Estado do Arkansas e terá 15 mil metros quadrados.

FOLHA