domingo, 31 de julho de 2011

Mas de 7 mil pessoas participam em desfile pelo bicentenário da Venezuela

Mais de 7.000 pessoas participaram neste sábado do Desfile Histórico Bicentenário Independência para Sempre, no qual foram representados 20 episódios da história da Venezuela, acompanhados de fogos de artifício, no marco dos festejos do Bicentenário da Independência do país.

Vestidos com trajes de cada época e em palcos móveis, os participantes recriaram desde a cosmogonia indígena, passando pela Declaração da Independência até chegar à atual revolução bolivariana, liderada desde 1999 pelo presidente Hugo Chávez.

"Esta sim é nossa verdadeira História! Não a que nos falsificou a burguesia apátrida! Que desdobramento de talento e de consciência! Felicitações!", comentou o presidente em sua conta do Twitter, enquanto a televisão estatal transmitia o espetáculo.

O desfile cívico aconteceu no passeio dos Próceres de Caracas, palco também do desfile cívico-militar que centrou a comemoração bicentenária no dia 5 de julho.

Antes e depois daquele dia, vários atos políticos e culturais aconteceram em todo o país por ocasião dos 200 anos da Declaração de Independência.

Exposições dedicadas ao libertador Simón Bolívar, a inauguração do emblemático Bulevar de Savana Grande na zona centro-norte de Caracas e sessões solenes no Parlamento foram algumas das comemorações mais destacadas.

Chávez não pôde participar da maioria dos festejos bicentenários por estar se recuperando de um câncer, do qual foi operado no dia 20 de junho em Havana, após o qual foi submetido a sessões de quimioterapia.

EFE/FOLHA