domingo, 31 de julho de 2011

Terrorista comprou armas e enxofre para explosivos no e-Bay

O autor confessor do duplo atentado na Noruega no dia 22, Anders Behring Breivik, comprou no site e-Bay o enxofre e outros materiais que usou para fazer os explosivos usados nos ataque, disse neste domingo o jornal britânico "Sunday Telegraph".

Segundo o jornal, que afirma ter consultado as compras on-line de Breivik nos últimos meses, o extremista comprou em novembro passado de um vendedor de Enfield, norte de Londres, cerca de 500 gramas de enxofre em pó para produzir explosivos.

Ele também comprou algumas ferramentas de uma empresa de Sheffield, no norte do país, e uma arma e acessórios com fornecedores na China e nos Estados Unidos.

"Quando ouvi a notícia sobre o que ele tinha feito, fiquei horrorizado e chocado, mas quando o "Sunday Telegraph" disse que eu estava envolvido involuntariamente (...), fiquei horrorizado e chocado dez vezes mais", disse o vendedor do enxofre, Andrew Christou.

Os ataques de 22 de julho na Noruega a um complexo governamental em Oslo e a uma ilha próxima deixaram 77 mortos, de acordo com a lista fornecida pela polícia norueguesa.

FRANCE PRESS/FOLHA