Pelo menos nove soldados paquistaneses morreram neste sábado e vários ficaram feridos em um ataque cometido pelos rebeldes talibãs em uma região montanhosa na fronteira com o Afeganistão, informaram fontes oficiais.
Um grupo de insurgentes armados cruzou a fronteira no distrito setentrional de Chitral para atacar destacamentos militares dessa região, segundo as fontes, citadas pelo canal televisivo "Express".
As forças de segurança paquistanesas abriram fogo contra os talibãs, mas as autoridades ainda não determinaram o número de vítimas entres os agressores.
Uma fonte da polícia local confirmou que os extremistas atacaram antes do amanhecer vários postos das forças de segurança neste distrito, mas disse não ter informações sobre quantos soldados perderam a vida no incidente.
As Forças Armadas paquistanesas protestaram várias vezes neste ano contra o Afeganistão, acusando o país vizinho de cometer ataques contra suas forças de segurança. Já o Afeganistão acusa com frequência o Paquistão de dar abrigo a grupos talibãs, que depois lançam ataques em seu território.
As redes jihadistas, às vezes com interesses díspares, têm seus principais redutos na fronteira afegão-paquistanesa, através da qual movimentam seus soldados e planejam ataques contra as tropas paquistanesas ou contra os soldados estrangeiros mobilizados no Afeganistão.
EFE/FOLHA