Onze pessoas da localidade de Shangzu, na região autônoma de Xinjiang, no oeste da China, morreram envenenados após tomar vinagre procedente de recipientes utilizados anteriormente para armazenar um anticongelante altamente tóxico.
Além disso, segundo informou nesta segunda-feira a agência oficial Xinhua, 120 pessoas mais tiveram que ser hospitalizadas por este motivo e o número de mortos poderia aumentar dado o estado crítico de alguns dos afetados.
O motivo que tantas pessoas tenham sido afetadas, segundo as autoridades, foi estar na época do Ramadã, na qual a obrigação do jejum durante o dia faz com que os muçulmanos, maioria nesta parte do país, se reúnam em grandes grupos durante a noite.
Segundo as primeiras análises, o químico tóxico causador das mortes e de sintomas como diarreia e vômitos seria o etilenglicol, um líquido incolor com um sabor ligeiramente doce, que deve ser tingido para exatamente evitar intoxicações.
Além de uso como anticongelante nos motores de combustão interna, este composto é usado para fabricar solventes de pintura assim como materiais de imprensa.
EFE/FOLHA