domingo, 25 de setembro de 2011

Jovem já foi removida do Facebook 3 vezes sem ser notificada


"Se desativarmos sua conta, você não deverá criar outra sem nossa permissão", diz o Facebook em sua declaração de direitos e responsabilidades. A modelo fotográfica Mariana Sampaio, 15 anos, já sabe disso.

Há dois meses, ela estava usando o Facebook - sua rede social preferida -, e, de repente, a tela de login apareceu. Ao tentar entrar de novo, Mariana soube que sua conta tinha sido desativada. "Apareceu que eu não tinha autorização para usar, que a conta não era autenticada".

O motivo da exclusão não foi revelado pelo Facebook, que diz não comentar casos específicos de usuários, e Mariana não recebeu notificação sobre a remoção de seu perfil. Para usar o Facebook, criou outra conta, que também foi desativada. Isso aconteceu mais duas vezes.

Quando fez a quarta conta, o Facebook devolveu a ela a terceira. "Fiquei com duas. Eles me mandaram um e-mail dizendo que eu tinha que desativar uma, porque ter duas contas é contra as regras do Facebook. Foi o único e-mail que eles me mandaram".

Ela perdeu todos os dados de suas duas primeiras contas. Pediu-os de volta, enviando um e-mail e uma cópia de seu RG, mas não conseguiu recuperá-los.

Para fazer o pedido, precisou ler alguns pontos dos termos. "Não leio os termos de uso dos sites, mas já decorei umas partes dos termos do Facebook". Ela diz que "foi pulando" e levou de 10 a 15 minutos para ler o necessário.

Mariana é popular na internet. No Twitter, tem mais de 200 mil seguidores. No Facebook, sua página oficial já foi curtida mais de 3.000 vezes. Em redes sociais, há vários fakes dela. Ela levanta a hipótese de que seu perfil tenha sido considerado falso e excluído.

No fim de agosto, a atriz Giovanna Lancellotti passou por algo parecido, conforme disse no Twitter: teve seu perfil removido do Facebook sem receber nenhuma notificação.

FOLHA