quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Operação resgata 19 em situação análoga à escravidão em Goiás


Dezenove trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatados em duas carvoarias em Itajá (420 km de Goiânia).

A operação de resgate, realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, aconteceu entre os dias 12 e 21 de setembro.

Segundo a superintendência, os trabalhadores estavam em duas carvoarias instaladas em uma fazenda de criação de gado, que havia sido arrendada por uma empresa produtora de carvão.

Eles haviam sido aliciados por "gatos" (intermediadores de contratações) na cidade de Bom Despacho, em Minas Gerais.

Nas carvoarias, os fiscais encontraram os trabalhadores em condições degradantes.

"Eles moravam em barracos de lona, sem acesso à água potável, instalações sanitárias e local para banho. Eles também trabalhavam de chinelos e bermudas, expostos ao calor, à fumaça dos fornos e a vários outros fatores de risco", afirma Roberto Mendes, auditor fiscal responsável pela ação.

Na operação, os auditores fiscais do trabalho emitiram 31 autos de infração e autuaram a empresa produtora de carvão e o dono da fazenda, que poderão responder a processo criminal. Segundo a superintendência, as verbas rescisórias devidas aos trabalhadores chegam a R$ 135 mil.

Ainda de acordo com a superintendência, o proprietário da empresa assumiu o pagamento das verbas rescisórias e os custos com o retorno dos trabalhadores ao Estado de origem.

Em julho, equipes do Ministério Público do Trabalho resgataram 69 trabalhadores em condições análogas à escravidão em carvoarias de Goiás.

Segundo a Procuradoria, em 2011, auditores fiscais já resgataram no Estado 233 trabalhadores em condição análoga à de escravo em olarias, carvoarias e no corte de eucalipto.

FOLHA