quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rock in Rio vende 700 mil ingressos com atrações nada roqueiras


Dez anos depois, o Rock in Rio volta amanhã para seu berço. Depois de uma década de eventos da franquia em Lisboa e Madri, o festival lança sua quarta edição brasileira - e a mais pop de todas.

Em sete dias - de sexta a domingo e de quinta a domingo da semana que vem -, o Rock in Rio 2011 tem apenas três noites consideradas, sem restrições, como "roqueiras".

As principais atrações dessas noites são Red Hot Chili Peppers, Metallica e Guns N' Roses. Uma quarta data tem o Coldplay fechando o dia, mas o resto da escalação tende para música pop.

O que dá o tom do festival é uma enxurrada de nomes que alugaram as paradas nos últimos dois ou três anos.


Rihanna, Katy Perry, Shakira, Maroon 5 e Ke$ha tiveram, juntos, 32 canções entre as dez mais vendidas nos EUA.

Mesmo na categoria "veteranos", com Guns N' Roses em seu terceiro Rock in Rio consecutivo, a balança pesa para nomes pop, como Stevie Wonder, 61, e Elton John, 64.

Entre artistas brasileiros, enquanto um Sepultura é colocado no segundo palco, a arena principal terá Claudia Leitte e Ivete Sangalo.

Além do caráter pop, a nova edição do festival é a mais feminina da história. Nos 56 shows programados para os palcos Mundo e Sunset, 23 cantoras vão se apresentar.

Para Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial - atração roqueira que vai para seu terceiro Rock in Rio -, a estranheza das muitas atrações pop não leva em conta o histórico do festival.

"Desde a primeira edição, em 1985, o Rock in Rio teve essa mistura. Lá estavam o Iron Maiden e o Ozzy, mas também Elba Ramalho", declara Dinho. A cantora, aliás, participou também das outras edições brasileiras do festival, em 1991 e 2001.

Dinho aponta isso até como uma tendência "brasileira" que outros eventos no mundo seguem.

Neste ano, o tradicional Glastonbury, na Inglaterra, considerado o maior do gênero, teve como seus três nomes principais U2, Coldplay e Beyoncé, uma das rainhas do pop.

As 700 mil pessoas que esgotaram os ingressos são avalistas da mistura de estilos.

FOLHA