quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MEC cancela provas do Enem de 639 alunos de escola no Ceará


O MEC (Ministério da Educação) decidiu cancelar a prova dos 639 estudantes do colégio Christus, de Fortaleza (CE). O ministério reconheceu nesta quarta-feira que um simulado feito pelo colégio, duas semanas antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), continha oito questões idênticas às do exame - aplicado no fim de semana passado para 5,4 milhões de alunos em todo o país.

As questões do simulado foram divulgadas ontem em um perfil do Facebook. 

O MEC admite que cinco questões eram idênticas às do exame e três tinham pequenas modificações.

A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. Uma das hipóteses trabalhadas é que as questões vazaram pelo pré-teste do Enem.

A cada ano, o Inep (instituto do MEC responsável pelo exame) aplica provas para alunos de diferentes escolas do país para testar o nível de dificuldade dos itens. Essas questões, após serem testadas, podem fazer parte do banco de itens, de onde saem as questões do Enem.

O colégio Christus foi um dos selecionados para o pré-teste do Enem 2011.

Em nota, a escola informou que as mesmas questões foram usadas em pré-testes realizados pelo ministério. Para o colégio, as questões podem ter entrado em um banco de perguntas da própria instituição por sugestão de alunos que fizeram pré-testes, "sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados".

PROBLEMAS

Em 2009, o vazamento da prova provocou a reaplicação do exame para todos os candidatos do Enem. No ano passado, falhas de impressão e montagem das provas obrigaram centenas de estudantes a refazerem o exame.

Na edição deste ano, os alunos já haviam reclamado da mudança de locais de prova. O MEC chegou a modificar dez lugares de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e cerca de 4.500 estudantes foram remanejados.

FOLHA