segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Próxima parcela de ajuda à Grécia não será decidida nesta segunda


LUXEMBURGO - O grupo dos ministros das Finanças da zona do euro (Eurogrupo) não vai decidir nesta segunda-feira, 3, se haverá a liberação da próxima parcela da ajuda, de 8 bilhões de euros, para a Grécia. "Nós não vamos decidir hoje sobre a próxima tranche para a Grécia", disse o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.
O grupo está esperando um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Central Europeu (BCE) e da Comissão Europeia - a chamada troica - sobre a sustentabilidade da dívida da Grécia e os níveis de déficit do país. Os ministros das Finanças da Grécia e da Holanda também disseram que vão aguardar pelas recomendações da troica.
O ministro das Finanças de Luxemburgo, Luc Frieden, disse que a alavancagem da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) também não irá para a discussão nesta segunda. A Grécia afirmou que vai suspender os pagamentos de sua dívida (default) se o país não receber a próxima parcela da ajuda até o dia 15.
A EFSF precisa ter sua capacidade de empréstimos ampliada, mas não deve necessariamente receber mais dinheiro para isso, afirmou a ministra de Finanças da Espanha, Elena Salgado. "Acho prudente que a EFSF tenha uma capacidade maior, mas isso não significa um volume maior", disse Salgado a repórteres em Luxemburgo antes de uma reunião entre ministros de Finanças da zona do euro.
Finlândia
O Eurogrupo discutirá nesta segunda os pedidos da Finlândia para receber colateral em troca de mais ajuda à Grécia, mas é impossível dizer se eles chegarão a alguma decisão, afirmou a ministra das Finanças da Finlândia, Jutta Urpilainen, antes do encontro.
"Nós precisamos encontrar uma solução que todo mundo possa aceitar", afirmou Urpilainen. "Mas nós vamos conseguir isso hoje? Nós veremos em duas horas", acrescentou. As informações são da Dow Jones.
ESTADÃO