quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Adobe abandona Flash para celulares e tablets

A Adobe anunciou nesta quarta-feira (9) que deixará de desenvolver o complemento Flash para sistemas de celulares e tablets.

Com essa decisão, a empresa passará a priorizar em dispositivos móveis o HTML5, a próxima grande versão do HTML, linguagem predominantemente usada na construção de páginas na web.

O Flash é usado em sites de vídeo, como o YouTube, em animações on-line e em jogos, como FarmVille.

"Nos últimos dois anos, distribuímos o Flash Player para dispositivos móveis e levamos a expressividade completa da web para muitos dispositivos móveis", escreveu Danny Winokur, vice-presidente e gerente-geral de desenvolvimento interativo da Adobe, no blog da empresa.

"No entanto, o HTML5 é agora suportado universalmente nos principais dispositivos móveis, em alguns casos exclusivamente. Isso faz com que o HTML5 seja a melhor solução para criar e implantar conteúdo em navegadores de web nas plataformas móveis", completou Winokur.

"Estamos animados com isso, e continuaremos a trabalhar com os principais nomes da comunidade HTML, incluindo Google, Apple, Microsoft e RIM, para conduzir inovações no HTML5 que eles possam usar para que seus navegadores de web avancem".

O Flash para PCs tradicionais continuará a ser desenvolvido, com foco em "jogos avançados e vídeo premium", segundo Winokur.

A última versão do Flash Player para Android e BlackBerry PlayBook será a 11.1. Depois disso, a empresa cessará o desenvolvimento do software, mas continuará a oferecer correções de bugs e atualizações de segurança.

"Nosso trabalho futuro com o Flash em dispositivos móveis será focado em permitir aos desenvolvedores de Flash empacotarem aplicações nativas com Adobe Air para as principais lojas de aplicativos", afirmou Winokur.

STEVE JOBS

Em abril de 2010, Steve Jobs, então executivo-chefe da Apple, publicou uma carta aberta em que tornava pública sua aversão ao Flash, explicando por que a empresa nunca permitiu sua entrada no iPhone, no iPad e no iPod touch.

"O Flash foi criado durante a era do PC [computador pessoal] - para PCs e mouses", afirmou Jobs, em uma longa mensagem postada no site da Apple.

"A era móvel é sobre dispositivos com baixo consumo de energia, interfaces de toque e padrões abertos da web - todas as áreas em que o Flash é insuficiente", escreveu Jobs, à época.

FOLHA