sábado, 12 de novembro de 2011

Autoridades latino-americanas lamentam morte de ministro mexicano

O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), José Miguel Insulza, lamentou a morte do ministro do Interior do México, José Francisco Blake Mora, por seu "repentino e trágico" falecimento em um acidente de helicóptero.

Em uma carta dirigida ao presidente Felipe Calderón, Insulza afirmou que o alto funcionário "será lembrado por sua incansável vocação de serviço público e sua trajetória a serviço do país".

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, também expressou seu pesar pela morte de Blake Mora em um acidente no qual outras nove pessoas perderam a vida.

Um comunicado destacou que o mandatário enviou suas condolências "aos familiares e [pessoas] achegadas às vítimas, assim como a todo o povo irmão mexicano por estas incomensuráveis perdas humanas".

O chefe de Estado da Colômbia, Juan Manuel Santos, também expressou seu pesar pela morte do braço direito de Calderón, recordando que ele foi o segundo ministro do Interior que faleceu por conta de um acidente aéreo durante a gestão de Calderón - o primeiro foi Juan Camilo Mouriño, em 2008.

ANSA/FOLHA