sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Recorde do ano, São Paulo tem 242 km de congestionamento

A cidade de São Paulo tinha 242 km de filas por volta das 18h desta sexta-feira, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O índice, o maior do ano no período da noite, corresponde a 27,7% dos 868 km de vias monitoradas. A média do horário é de 14,9% de congestionamento. A chuva que atingiu a cidade deixou alagamentos.

O tráfego intenso desta sexta-feira é resultado do grande de número de veículos que saem da cidade por causa do feriado prolongado da Proclamação da República.

Antes, o recorde deste ano era do dia 2 de setembro, quando houve 220 km de congestionamento às 19h. O recorde histórico de lentidão na cidade foi registrado às 19h do dia 10 de junho de 2009, também saída para feriado, quando São Paulo concentrou 293 km de lentidão.

Os motoristas devem evitar a marginal Tietê, que tem lentidão em quase toda extensão - são 23 km de filas na pista expressa no sentido Ayrton Senna, entre a ponte do Imigrante Nordestino até rodovia Castelo Branco. No mesmo sentido, são 16 km de lentidão na pista local.

Na pista expressa, sentido Castelo Branco, são 13,7 km de congestionamento do Piqueri até o Hospital Vila Maria. Quem segue pela pista local da marginal Tietê, enfrenta 12,3 km de filas do Piqueri ao Tatuapé.

Na marginal Pinheiros, são 10 km de filas da ponte Eusébio Matoso ao José Maria na pista expressa no sentido Castelo Branco. No sentido contrário, são 8,9 km de congestionamento da ponte do Piqueri até Coroa.

Cerca de 1,6 milhão de veículos devem deixar a cidade neste feriado, segundo estimativa da CET. A frota de São Paulo é de 7 milhões de veículos.

Segundo o serviço da empresa MapLink, usado pela Folha, a cidade tinha 443 km de filas no horário.

FOLHA